Com as restrições por causa do coronavírus, profissionais precisam se adaptar para trabalhar remotamente
Em virtude da necessidade de permanecer em casa por conta da pandemia de coronavírus, trabalhar remotamente se transformou em uma necessidade para profissionais impedidos de acessar seus postos. Para quem não está acostumado com essa rotina, engana-se achar que o chamado home office é tarefa fácil. Para garantir a produtividade, algumas medidas são necessárias para escapar das distrações existentes no conforto do lar.
Com isso, diversos cuidados são recomendados, tanto com relação à estrutura como na organização e postura profissional. Dessa forma, vamos dar algumas dicas para que sua experiência de trabalho em casa seja a melhor possível.
Plano de atividades e horário
Sem a necessidade de enfrentar o trânsito ou o ônibus lotado, é possível sim acordar um pouco amis tarde. Mas isso não é sinônimo para iniciar as atividades em qualquer horário. Mesmo sem precisar “bater o cartão”, organize bem sua rotina de trabalho.
O ideal é manter uma planilha para organizar as tarefas necessárias, com prazos bem definidos. Assim, evita acumular as atividades. Dica: tente organizar a agenda organizando as ações necessárias para os próximos três dias estabelecendo ordem de prioridade. Anote o tempo necessário para cada atividade. Afinal, você é um profissional.
Local de trabalho devidamente definido
Nos momentos de folga, alguns utilizam o notebook ou tablet na cama, sofá da sala, mesa da cozinha ou em um pufe confortável. Mas, tratando-se de home office, esses locais não são os mais adequados. Afinal, são ambientes perfeitos para distrações e interrupções. Então, defina um espaço adequado, organizado e, de preferência, sem barulho. Aliás, isso facilita também para os demais moradores da casa respeitarem o seu horário de trabalho.
Sem pijama
Apesar de não precisar colocar terno e gravata, evite ficar o dia todo com o pijama em frente ao computador. Pode parecer besteira, mas essa atitude ajuda o lado psicológico. Mantendo a preparação diária para o trabalho, o cérebro entenderá que não é momento para descanso e ajudará no foco. A falta de compromisso, por sua vez, estimula a procrastinação e, consequentemente, a improdutividade.
Comunicação é tudo
O contato direto no escritório facilita a comunicação entre os integrantes de uma equipe. Mesmo assim, a distância não pode se transformar em uma barreira. Afinal, ferramentas existem para auxiliá-lo nessa parte. Estabeleça com os demais colegas de trabalho os recursos e métodos para facilitar a comunicação. Principalmente com o mundo conectado, aplicativos eficientes não faltam. Certamente, organização faz toda a diferença para superar a barreira da distância.
Não se esqueça da família
Caso não more sozinho, certamente os demais integrantes da família também estão em casa. Portanto um bom planejamento permite realizar com maestria as atividades profissionais, garantindo assim um tempo extra para aproveitar com a esposa ou marido e os filhos. Portanto, não se esqueça de preparar atividades divertidas para os momentos em família. Com os pequenos, brinque, leia livros, assista ao desenho favorito… enfim, manter a harmonia deixa o ambiente mais agradável.
Atenção aos equipamentos
Outro ponto importante é a estrutura. Certifique-se que todo o material necessário está disponível. Além do computador e do acesso à internet, os programas necessários devem estar instalados. Além dos recursos tecnológicos, sempre é importante não esquecer das canetas e cadernos para anotações.